quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CBTU anuncia retomada de contrato que prevê implantação do trecho Calafate-Barreiro

18/09/2012 - CBTU-METRÔ BH

A Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte anunciou nesta segunda (17/9) a retomada do contrato com o Consórcio BH-METRÔ, responsável por cuidar da implantação do trecho em superfície da Linha 2 (Calafate-Barreiro). O valor atual do saldo do contrato com o Consórcio BH Metrô gira em torno de R$ 80 milhões e estima-se que cerca de 300 mil usuários serão beneficiados com a conclusão do treco.

A execução das obras do Consórcio BH Metrô foi paralisada em 6 de abril de 2004, por falta da liberação de recursos por parte do Governo Federal. Mais de 40% das intervenções previstas para o trecho já haviam sido realizadas. Agora, após a reativação do contrato, cabe à Companhia Brasileira de Trens Urbanos fazer gestões junto à União para a liberação dos recursos necessários à continuidade das intervenções, principalmente junto ao PAC da Mobilidade.

Todas as obras anteriormente executadas serão totalmente aproveitadas. As primeiras medidas para a retomada do contrato vão incluir ações de desapropriações, negociações com Agência Nacional de Transportes Terrestres para intervenções na linha de carga existente, publicação de decretos de Utilidade Pública, entre outras medidas.

O saldo do contrato prevê ainda a conclusão da infraestrutura do trecho até o Anel Rodoviário no Bairro Vista Alegre e construção de transposições, como a Passagem das Ruas Tupã e Benjamin Flores. Quando forem retomadas, as obras terão continuidade a partir da Transposição Ferroviária de Gameleira.

O prazo para conclusão do escopo do contrato do trecho em superfície Calafate/Barreiro é de dois anos, mas para entrar em operação comercial o trecho ainda demandará novas licitações e investimentos. Depois de concluída a infra e a superestrutura da linha superfície será necessário a aquisição dos sistemas de sinalização, trens, rede aérea e a execução de estações.

A CBTU aguarda a liberação de recursos do Orçamento da União para a efetiva retomada das obras, assim como os demais recursos para a conclusão integral do trecho em superficie.





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